Buscar

Desinsetização residencial: por que fazer

Atualizado: Jul 19

Baratas, cupins, ratos, pulgas e muitas outras pragas encontram nas cidades todo alimento, água e abrigo de que precisam para viver e se multiplicar. À menor brecha da prevenção, elas se instalam e dominam a casa, tornando-se uma grande dor de cabeça.


Mas deixando o nojo e as fobias de lado, a verdade é que a presença destes animais dentro de casa representa uma perigosa ameaça à saúde. As tão usuais baratas, por exemplo, são capazes de passar semanas sem comer ou beber nada e trazem dos esgotos bactérias, vírus e fungos capazes de causar uma diversidade de moléstias nos seres humanos. Gastroenterite, febre amarela, dengue, leptospirose e amebíase são apenas alguns exemplos na vasta lista de doenças causadas por pragas urbanas.


Quando desinsetizar a casa?

Geralmente acionada quando a infestação já fugiu de controle, a desinsetização é o método mais eficaz para trazer de volta a tranquilidade à casa. Passada a crise de infestação, a desinsetização periódica é um método preventivo recomendado para manter a residência livre dos incômodos causados pelas pragas, que podem retornar em cerca de seis a doze meses após a desinsetização.

Além de manter o hábito de higienização recorrente do espaço, contratar uma empresa de desinsetização especializada para o trabalho periódico é fundamental para manter sua casa a salvo. Embora exterminar ratos, cupins e baratas pareça algo simples, é fundamental ter em mente que apenas profissionais capacitados conhecem os produtos químicos que devem ser utilizados em cada caso, manuseando-os e aplicando-os com destreza e com o devido uso de equipamentos de proteção individual.


Qual a diferença entre dedetização e desinsetização?

A dedetização teve seu nome popularizado logo após a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do veneno DDT (Dicloro – Difenil – Tricoloetano). Este veneno foi bastante empregado na década de 70 para desinfestar ambientes, mas, por seu alto grau de toxicidade e contaminação, hoje ele tem seu uso proibido. Desinsetização ou desinfestação são termos mais corretos e atuais para denominar a técnica.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo